Integrada nas celebrações dos 75 anos da Sociedade Portuguesa de Matemática, a conferência internacional “As Ciências Matemáticas e as Ditaduras no Século XX - A Europa Ocidental, Portugal, e as suas Conexões Atlânticas” realiza-se em Lisboa, entre 10 e 12 de dezembro.

Este encontro pretende ser um ponto de reflexão sobre todo o contexto que envolve o desenvolvimento e a prática da matemática em regimes ditatoriais, com especial incidência sobre o comportamento dos matemáticos de cada país, e dos cientistas em geral, perante a estrutura socio-política peculiar do Estado autoritário/totalitário em que viveram, bem como os modos como esses regimes equacionaram o seu comportamento face aos cientistas em geral, e aos matemáticos em particular.

Atendendo à situação histórica particular de Portugal nas décadas de 1930 e de 1940, participarão neste encontro internacional investigadores das ditaduras mais relevantes para Portugal nessa época, ou seja, as vigentes em Espanha, na Itália e na Alemanha, referindo ainda o caso francês durante a ocupação Nazi (1940-1944). Pela importância que assumiram na emigração dos matemáticos portugueses no pós Segunda Guerra Mundial, serão também analisados os casos do Brasil e da Argentina.


The international conference “The Mathematical Sciences and the 20th Century Dictatorships” will take place in Lisbon, from 10th to 12th December, in the framework of the 75th anniversary of the Portuguese Mathematical Society. The meeting aims to promote the discussion about the development and the practice of mathematics during the 20th century dictatorships in Portugal, Spain, Italy, Germany, France (under nazi occupation), Brazil and Argentina.

Apoio